SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA – O juiz da 2ª Vara, Ivan Lúcio Amarante, determinou, na sexta-feira, 17, o afastamento por 15 dias da prefeita do município de São Félix do Araguaia-MT e segunda vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Janailza Taveira (SD). A decisão do afastamento é resultante de uma ação civil pública proposta por Thais Mani Bezerra de Sousa.
O juiz que a afastou, notificou a Câmara, para que dê posse ao vice-prefeito José Divino Martins da Rocha, o Zé Divino (PMB). Amarante, também determinou que Zé Divino encaminhe cópias da ação à Procuradoria de Justiça, à Corregedoria do Tribunal de Justiça, à Polícia Civil local e ao Núcleo de Ações de Competência Originária (NACO) do Ministério Público.
LEIA MAIS – São Félix do Araguaia tem mulheres à frente da Prefeitura, Câmara, PC, Fórum e outros
A prefeita esclareceu ao Repórter do Araguaia, que ainda não foi notificada, porém está tranquila, e que seus advogados irão recorrer da decisão. No mais, acredita na postura e decência da maioria dos vereadores e que a democracia será levada em consideração, eis que o mandato foi confiado pelo povo para administrar o município por 4 anos. “É normal, faz parte do processo e quem está em cargo desses, certamente está sujeito a isso e seguirei as orientações dos meus advogados de como proceder, reforçando que toda a documentação comprobatória será entregue à Justiça”, disse a prefeita.
No próximo dia 23, uma CPI da Câmara de São Félix define o futuro político de Janailza Taveira. Os nove vereadores vão votar um relatório que será apresentado pela vereadora Patrícia Paiva (PSD), sobre uma denúncia de improbidade administrativa na construção de pontes.