CANARANA – Indo em encontro a missão de promover atividades educativas e de inclusão social nas comunidades em que se insere, a Sicoob em Canarana- MT, instituição financeira cooperativa, entregou na manhã desta quinta-feira (02.09) os uniformes do Corpo Coreográfico da Banda Municipal Átila Rodrigues Falcão.
O ato foi celebrado com apresentação da Banda Municipal em frente à cooperativa, e com uma apresentação das 24 dançarinas que receberam os uniformes. No piso superior da agência, um centro de cultura e aprendizado está em construção. Lá, já está disponível para a comunidade, através de uma parceira com a Prefeitura Municipal, a disponibilização de aulas de ballet, dança coreográfica, teatro, teoria musical e muito mais.
A ideia, conforme explica a Gerente da Agência, Vivian Marques é, “além de proporcionar uma vida com possibilidades financeiras melhores pros nossos associados, também nos preocuparmos com a comunidade que estamos, em especial, com a classe mais carente, atendendo crianças e jovens credenciados ao Cras (Centro de Referência e Assistência Social). O sentimento é de gratidão, pois é através do “sim” para o Sicoob que veio de cada um dos nossos atualmente mil associados de Canarana, que a cooperativa consegue proporcionar essas ações”, explica.
O Sicoob, além de proporcionar soluções financeiras, pelos projetos, também vem desenvolvendo um forte papel social em Canarana. Recentemente, fechou uma parceria com o Senar-MT, através do Sindicato Rural de Canarana, para, a partir de janeiro de 2022, proporcionar cursos para a comunidade, como de relacionamento interpessoal, atendimento ao cliente, primeiros socorros, etc.
Entrega da Geloteca
Na oportunidade desta quinta, foi alocado no salão de Auto Atendimento da agência uma Geloteca. As gelotecas são geladeiras velhas que foram adaptadas pela Biblioteca Municipal Castro Alves, para alocar livros que ficarão disponíveis para a população em diversos pontos do município. O Sicoob é o segundo ponto de extensão da biblioteca. O primeiro foi na Aldeia Indígena Belém, recém instalado também.
Conforme explica a assessora cultural da Prefeitura Municipal de Canarana, Renata Reis, “hoje a biblioteca contém alguns ambientes para atender os leitores de todas as idades, seja para adultos, jovens, crianças e até bebês, além de um espaço disponível com computadores e internet para pesquisa e redação. Mas através das gelotecas temos o objetivo de atingir, em todas as partes da cidade, um número maior de leitores“.
Os livros nas gelotecas podem ser pegos para a leitura e depois devolvidos. Também podem ser feitas trocas de livros e doações. Ao lado da geladeira sempre haverá um livro de registro para a instituição ter controle sobre o numero de leitores.
Por OPioneiro.