RIBEIRÃO CASCALHEIRA – A Polícia Militar da cidade de Novo Santo Antônio prendeu na sexta-feira (25), o vereador de Ribeirão Cascalheira conhecido como Zé Fadiga, o parlamentar José Soares de Sousa, por porte ilegal de arma de fogo e suspeita de extorsão.
Segundo o boletim de ocorrência, três indivíduos, incluindo o vereador, estariam na região conhecida como Berrante, interior de Ribeirão Cascalheira, recebendo gado como forma de pagamento para liberar tratores agrícolas apreendidos pelo Ibama. A denúncia informou ainda que eles adentraram ao município de Novo Santo Antônio em uma caminhonete D-20 azul e, também, que um deles estaria armado.
LEIA MAIS – Ação conjunta da Polícia Civil prende líder responsável pelo tráfico no Vale do Araguaia
Diante das informações, uma equipe da PM foi até o local e, quando os suspeitos passavam por um dos rios da região, os militares deram voz de parada aos três indivíduos, que estavam fora do veículo, sobre a balsa. Um deles saiu correndo, apontou uma arma para os policiais e acabou se escondendo no barranco do rio.
O suspeito acabou se entregando e, enquanto era algemado, se identificou como sendo José Soares de Sousa, vereador de Ribeirão Cascalheira. Ele também mostrou o local onde jogou a arma, sendo um revólver calibre 38, com sete munições intactas e uma deflagrada. O suspeito ainda relatou que dentro do veículo teria outra arma de fogo, uma espingarda calibre 22, com uma bolsa contendo munições de calibre 22 e com dois carregadores do rifle modelo 7022.
Os envolvidos foram encaminhados, juntamente com o veículo carregado com duas cabeças de gado, para o Núcleo de Polícia Militar. O Indea foi acionado para recolher os dois animais. Em checagem, foi descoberto ainda que a caminhonete se encontrava com documentação atrasada e o condutor estava com a CHN vencida.
Polêmica
Essa é a segunda vez em poucos dias que o vereador vira notícia. Logo após a eleição para presidente do Brasil, que deu vitória para o ex-presidente, ele já havia causado polêmica nacional com o vídeo abaixo, onde comemora a vitória de Lula envolto em sacos cheios de carne.
Na oportunidade, o site www.noticiasinterativa.com.br publicou um posicionamento do vereador sobre a polêmica (clique aqui). Com a nova notícia desse final de semana, o vídeo voltou a ser compartilhado em grupos de WhatsApp, principalmente aqui no Médio Araguaia.
Conforme outra matéria do mesmo site, agora sobre a prisão do parlamentar, a reportagem procurou a defesa do vereador, mas não conseguiu contato para sua manifestação.
Por OPioneiro com Araguaia Notícias e Notícias Interativa.