Três alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola particular em Sorriso, a 420 km de Cuiabá, finalizaram um experimento científico que será enviado aos Estados Unidos na ‘Missão Garatéa’ e de lá será lançado no espaço, pela Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA).
A pesquisa foi a vencedora entre 89 projetos feitos por 2.800 estudantes de todo o Brasil. O foguete que vai enviar o experimento será lançado no início de dezembro.
O coordenador do projeto Lucas Fonseca, conta como é feito a seleção de pesquisas e como elas são testadas. “A Missão Garatéa é um consórcio de atividades ligadas a temática espacial e que, entre essas atividades, temos algumas de cunho educacional. Então esse é o Garatéa ISS, um projeto que fazemos com escolas do Brasil todo e anualmente preparamos uma competição onde as escolhas proponham os seus próprios experimentos e escolhemos um para ser enviado para a estação espacial que está em órbita na Terra”, afirma.
A ideia campeã surgiu há dois anos. O objetivo é saber se no espaço as bactérias contidas na lactose, que é a base alimentar dos astronautas, são capazes de sobreviver.