quinta-feira, 21 novembro, 2024
23.9 C
Canarana
Início Notícias Destaques Governo de Mato Grosso amplia escolas militares e método tem aprovação de...

Governo de Mato Grosso amplia escolas militares e método tem aprovação de professores e alunos em Água Boa

ÁGUA BOA – As escolas militares possuem uma rotina diferente das unidades regulares. Meninos com cabelo curto e meninas com coque preso. Logo que chegam, os estudantes entram em forma, o xerife da turma retira as faltas e repassa para o policial militar. Praticam ordem unida e cantam o hino nacional.

Aula inaugural da Escola Tiradentes de Água Boa; Imagem – Olho no Araguaia.

Pouco mais de 30 dias letivos desde sua inauguração, a Escola Militar de Água Boa-MT, com o nome de Escola Estadual Tiradentes 3º Sargento PM Justino Pinheiro dos Santos, já mostra os resultados do método que envolve, principalmente, hierarquia e disciplina, que acaba refletindo também na qualidade do ensino.

LEIA MAIS – Com obras em fase final, Escola Técnica de Água Boa deverá abrigar cursos e a Escola Militar

São nove turmas dos anos 7º, 8º e 9º, do Ensino Fundamental, acolhendo 250 alunos. As aulas estão acontecendo de forma improvisada no prédio da UAB, mas em breve serão transferidas para a Escola Técnica Estadual (ETE), que está em obras.

A criação ou a transformação de escolas regulares em unidades militares, tem sido prioridade no governo Mauro Mendes. Quando ele assumiu o mandato, eram poucas unidades. Hoje já são 21 militares e, em parceria com o MEC, três cívico-militares. Em suas falas, Mauro Mendes diz que quer chegar a 30 até o final do ano.

Além de Água Boa, o Médio Araguaia foi contemplado com uma escola militar em Nova Xavantina nesse início de ano letivo. No Araguaia, as cidades de Barra do Garças e Confresa também possuem unidades. Há poucos dias, o governador anunciou que Porto Alegre do Norte será contemplada com uma escola militar.

Outro município que pleiteia uma unidade é Canarana. Um processo já foi montado e encaminhado para a Seduc. Policiais da reserva foram contatados para trabalhar na futura escola. Ofícios de apoio à iniciativa, assinados por entidades da sociedade civil organizada, estão anexados ao processo.

Vereadores de Canarana Rafael Govari, Subtenente Sancler e Jocasta, visitaram Escola Militar de Água Boa, onde conversaram com o Cel. Galvão, professora Lara e o comandante da PM – Cel. Gyancarlos Paglyneari; Imagem – JOP.

Conforme o 1° Tenente PM – Lionai Rodrigo Galvão de Sousa, diretor da Escola Tiradentes de Água Boa, o método faz com que o aluno foque no estudo. “O uso de aparelho celular é proibido no ambiente escolar. Caso ele traga o aparelho, precisa permanecer desligado. O objetivo é fazer com que o aluno foque na aprendizagem da sala de aula”, disse. A direção da escola fica a carga dos policiais militares e o ensino dos professores da rede estadual.

A coordenadora, professora Lara Regina, diz que o esquema hierárquico é um aliado do aprendizado. “A metodologia de ensino utilizada é semelhante das demais unidades estaduais, no entanto, as escolas militares orientam a conduta dos estudantes em um esquema hierárquico dentro e fora da sala de aula, assim, temos a disciplina como aliada no processo de ensino-aprendizagem”, colocou.

Vereadores de Canarana perguntam para alunos se eles aprovam a metodologia das escolas militares; Imagem – JOP.

Vereadores de Canarana, que visitaram a escola em Água Boa para conhecer os benefícios desse modelo, perguntaram aos alunos o que eles tinham a dizer do ensino. Um deles respondeu: “É a melhor escola que eu já estudei em Água Boa”. Até o momento apenas um aluno foi transferido por não ter se adaptado.

Quando for transferida para o novo prédio da ETE, a Escola Tiradentes terá 20 turmas e deve dobrar a quantidade de alunos atendidos para mais de 500 em Água Boa.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.