CANARANA – A covid-19 diminuiu, mas as notificações de casos de dengue estão crescendo em Canarana-MT. Até o final da primeira quinzena de março, já foram notificados 222 casos de dengue no município, superando todo o ano de 2021, que teve o registro de 147 notificações.
A Vigilância Ambiental também encontrou nesse período, 644 focos com larvas do mosquito Aedes aegypti, sendo que 80% deles foram em residências (514), 12% em comércios (79) e apenas 08% em terrenos baldios (51). A vigilância alerta que onde for encontrado foco com larvas, é preciso derramar a água fora e escovar o local para matar os ovos, que podem sobreviver até 500 dias em ambiente seco até eclodirem. A melhor forma de evitar a doença é não deixar lixo jogado, que acaba acumulando água.
LEIA MAIS – 2019 foi o ano com mais casos de dengue notificados na década em Canarana-MT
Além da dengue, o Aedes transmite a chikungunya e a zika. As três apresentam sintomas como febre, dores nas articulações, manchas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos, desde moderada a alta intensidade. A orientação para quem tiver esses sintomas, é procurar uma unidade de saúde mais próxima e não tomar medicamentos por conta própria.
Por OPioneiro.