QUERÊNCIA – As obras para pavimentação da MT-243, que liga a cidade de Querência-MT até o rio Tanguro, na divisa com o município de Canarana-MT, devem chegar até o final deste ano com a terraplanagem concluída em 32 km dos 41 km desse trecho. A reportagem do OPioneiro acompanhou o andamento dos trabalhos, que são executados pela empresa Destesa e conversou com o encarregado geral da obra, Francisco da Silva.
Com investimento de mais de 35 milhões de reais do Governo do Estado, os trabalhos iniciaram no mês de maio deste ano. Dezenas de máquinas e mais de 60 funcionários estão no trecho. A terraplanagem, chamada de sub-base, deve chegar ao km 32 até o final deste mês. Já a base, que é a última camada antes da capa asfáltica, deve alcançar 18 km até a virada do ano. O tipo de pavimento é o TSD.
“Tudo depende do clima, mas queremos terminar os 41 km, chegando ao rio Tanguro, até o mês de julho de 2023”, disse Francisco da Silva.
Após o rio Tanguro, já no município de Canarana, a numeração da estrada muda para MT-110. Da divisa até a cidade, são 100 km. Desse trecho, três km já foram asfaltados pela Prefeitura de Canarana e outros 58 serão licitados no início de 2023 pelo Governo do Estado. Assim, restarão pouco menos de 30 km para pavimentar esse trajeto entre as duas cidades, que tem 141 km de extensão.
LEIA MAIS – Com cases de sucesso, Governo de MT é destaque em evento de Infraestrutura em SP
As MTs 243 e 110, fazem parte de um projeto do governador Mauro Mendes, que é criar um corredor logístico paralelo à BR-158. Nessa proposta, também está sendo pavimentada a MT-109, no trecho entre a BR-158 e Querência, passando por Canabrava do Norte e Espigão do Leste. Essa rota encurtará ainda mais o acesso dos municípios do Xingu e do Norte Araguaia até Cuiabá, adentrando na MT-020 a partir de Canarana.
Por Rafael Govari para OPioneiro.