CANARANA – Uma onda de furtos de módulos de caminhões em Canarana -MT marcou o ano de 2022 deixando diversas vítimas na cidade, além de prejuízos de elevada monta.
No início desta semana, o Judiciário de Canarana acatou representação do Delegado Deuel Santana, e decretou as prisões preventivas de dois dos principais envolvidos nos crimes. A Polícia Civil também protocolou outras medidas judiciais no Inquérito que, assim que concluído, indicará as participações de outras pessoas que serão indiciadas por Furto Qualificado e Associação Criminosa.
Um veículo usado para transportar as peças furtadas e uma caixa de ferramentas utilizada para retirar a peça do caminhões também foram apreendidos.
Relembre os casos:
Os proprietários deixavam os caminhões estacionados na via pública, dada a impossibilidade de guardá-los em garagens e, durante o período noturno os crimes eram consumados. A ação durava em média 05 minutos.
Na Delegacia de Policia local, a vítimas relataram que cada peça subtraída na ação criminosa ultrapassa o valor de R$ 60 mil. Ao todo, mais de 10 Boletins de Ocorrências foram registrados sobre estes tipos de furto, sempre com o mesmo modus operandi.
As investigações para tentar elucidar os casos em Canarana contaram com a parceria da equipe da Policia Civil de Água Boa e possibilitou recuperar diversos módulos em residência de um dos investigados.
Informações produzidas durante o trabalho da Polícia Civil revelam um articulado esquema criminoso que conta com integrantes na capital do estado e em outras cidades com divisão de tarefas. Peças furtadas no interior eram despachadas via transporte aéreo para outros estados da federação.
Para dificultar as investigações, integrantes da família dos investigados (mãe, esposa e irmã) integram o esquema criminoso sendo responsáveis por movimentar os valores obtidos com a atividade ilícita.
Por OPioneiro.