QUERÊNCIA – O município de Querência-MT está construindo o hospital municipal mais moderno do Vale do Araguaia. Com investimentos que chegam a quase R$ 15 milhões do Governo de Mato Grosso e da Prefeitura Municipal, a unidade terá mais de 50 leitos e tem previsão de entrega até o final de 2024.
Em entrevista ao OPioneiro, a secretária Municipal de Saúde, Lubiane Boer, disse que a ampliação do atual hospital iniciou na pandemia, quando foram construídos 10 leitos de UTI, atualmente servindo como clínicos. A segunda etapa teve início no ano passado, que contempla a construção de mais 30 leitos, o que dobrará a capacidade da unidade, para 57, entre cirúrgicos, pediátricos, obstétricos, clínicos, ambulatoriais, observação e emergência.
Uma das principais demandas de Querência é por leitos obstétricos, visto que são registrados a cada ano mais de 500 nascimentos na cidade, que foi o município que mais cresceu proporcionalmente em população na última década em Mato Grosso.
Com a ampliação do hospital, também serão contratados mais profissionais, desde a recepção, limpeza, lavanderia, até enfermeiros e especialistas médicos. Atualmente trabalham no Hospital Municipal de Querência 87 profissionais. “Com a ampliação da unidade, nossa intenção é trazer médicos especialistas que residam aqui, para dar suporte e subsídios a todos os atendimentos que estão previstos para esse hospital”, disse Lubiane.
Os investimentos chegam a R$ 15 milhões, provenientes de recursos próprios e do Governo do Estado, que sob a gestão do governador Mauro Mendes, está decidido em transformar a saúde de Mato Grosso. Para equipar a unidade, o município está em busca de verbas federais. “O prefeito Fernando Gorgen está em Brasília em busca de apoio de deputados para um aporte financeiro que a gente consiga equipar esse hospital, para daí sim contratar equipe e pôr ele em funcionamento”, complementou a secretária.
Assim como a maioria dos municípios de Mato Grosso, Querência já investe mais de 30% do seu orçamento em saúde. Com a conclusão da ampliação do hospital, o investimento deve crescer ainda mais, trazendo melhorias no atendimento para a população, porém, pressionando o orçamento de outras secretarias da Prefeitura Municipal.
Por OPioneiro.