A mato-grossense Bárbara Reis, de 25 anos, conquistou o segundo lugar no Miss Universo Brasil 2023 no sábado (8). O evento aconteceu em São Paulo. A miss é natural de Sinop, a 503 km da capital, e concorreu com outras 25 candidatas.
O primeiro lugar ficou com a representante do Rio Grande do Sul, Maria Eduarda Brechane, e a terceira colocação ficou com a Miss São Paulo, Vitória Brodt.
Durante o evento, Bárbara usou um traje típico de Mato Grosso e escolheu um traje de gala inspirado na Rainha Nefertite do antigo Egito, que significa “a mais bela chegou”!.
Segundo a miss, o concurso foi uma oportunidade de mostrar Mato Grosso como um exemplo de natureza para outros estados.
Bárbara contou que se preparava há muito tempo para participar de concursos de beleza e que sabe da representatividade do estado.
“Para mim foi um privilégio. Sei do potencial e da representatividade que é levar o nome de Mato Grosso para um concurso de patamar tão grande. Ficar no top 2 foi um prazer, mesmo não conseguindo o espaço principal, que é a coroa. Levar a bandeira de Mato Grosso me deixa muito feliz. Prometi que nesse concurso eu seria eu mesma e cumpri, então estou super feliz”, disse.
Bárbara iniciou sua jornada com o título de Miss Comércio Sinop 2016 e, no ano seguinte, conquistou várias premiações no Miss Brasil Mundo, no qual terminou em 2º lugar. Em 2018, representando o Brasil no Miss Supranational, alcançou a 6ª posição e trouxe para casa três importantes títulos.
Em 2022, obteve o 4º lugar no Miss Grand Brasil antes de retornar em 2023 e ser coroada Miss Universo Mato Grosso. Ela foi coroada pela Miss Universo Mato Grosso 2022, Mia Mamede.
Luta contra o abuso sexual infantil
Bárbara Reis é a nova Miss Universo Mato Grosso — Foto: Reprodução
A trajetória de Bárbara vai além das passarelas e dos holofotes. A jovem criou o projeto Descomplicando a Educação Sexual Infantil (DESI), com o objetivo de combater a exploração sexual infantil, uma questão que ela mesma enfrentou dos 8 aos 16 anos dentro de sua própria casa.