sábado, 25 maio, 2024
29.1 C
Canarana
Início Notícias Destaques Mato Grosso será o primeiro estado a sediar o Festival Paralímpico em...

Mato Grosso será o primeiro estado a sediar o Festival Paralímpico em uma aldeia

CANARANA – O Mato Grosso será o primeiro estado brasileiro a sediar uma edição do Festival Paralímpico Loterias Caixa 2023 em uma aldeia indígena. Será em Canarana, na aldeia Tanguro, da etnia Xavante, no dia 20 de maio. Durante esta semana, uma equipe da Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso), esteve no município, em visitas e reuniões para organizar o evento na aldeia.

Visita da equipe à aldeia Tanguro, em Canarana, que será sede do Festival Paralímpico; Foto – Divulgação.

Realizado numa parceria da Caixa com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Governo do Estado e Prefeitura Municipal, o festival, que promove a experimentação esportiva para crianças com e sem deficiência, acontecerá em 120 cidades brasileiras em duas etapas, 20 de maio e 23 de setembro. Canarana terá dois festivais, sendo em maio na aldeia e em setembro na cidade. Em Mato Grosso o evento acontecerá em seis cidades.

LEIA MAIS – Comitê Paralímpico Brasileiro vai instalar Centro de Referência em Canarana

O coordenador de Esporte de Inclusão da Secel, professor Luiz Tamba, disse que Canarana foi escolhida por já ter realizado outras edições do festival e possuir um histórico de trabalho no esporte com indígenas com deficiência. “Queremos mostrar para o Brasil que é possível fazer um evento desse em uma aldeia e incentivar os indígenas deficientes a praticarem esporte. Eles não podem e não serão esquecidos pelo governo Mauro Mendes”, disse o professor.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.