CANARANA – O antigo sonho de uma Delegacia para a Polícia Judiciária Civil de Canarana-MT, deu mais alguns passos na manhã desta quarta-feira (28), através de uma reunião que contou com a presença do prefeito Fábio Faria, vice-prefeito Vilson Biguelini, delegado local – Dr. Deuel Paixão, delegado regional – Dr. Valmon Pereira, secretários, vereadores, investigadores e representantes da Polícia Civil que vieram de Cuiabá.
Além de ser um prédio antigo e inapropriado, até o ano passado a Depol local funcionou tendo a cadeia pública como anexo e as fossas do presídio ficam até hoje na entrada da Delegacia. Sem possibilidades de comportar uma reforma, a única solução é a construção de um novo prédio, o que vem sendo pleiteado há muitos anos.
Há poucas semanas, o senador Jaime Campos destinou 500 mil reais para a saúde de Canarana. Esse foi um pedido do prefeito e dos vereadores, que no primeiro semestre desse ano se reuniram em Cuiabá com o senador, através da intermediação do deputado estadual Sebastião Rezende, para que o recurso pudesse ser utilizado no custeio da saúde e, em contrapartida, o Município repassa o mesmo valor para a construção da Depol.
Esse dinheiro não seria o suficiente para construir a nova Delegacia, que custará mais de dois milhões de reais para erguer um prédio de mais de 600 metros quadrados, o que comportaria a demanda da PJC em Canarana pelos próximos anos. Porém, o prefeito já se comprometeu em alocar aportes para essa obra e também buscar a parceria com o Governo do Estado.
LEIA MAIS – Senador Jaime Campos enviará emenda para construir nova Delegacia em Canarana
Como próximo passo, ficou definido que será contratada uma empresa local de engenharia para fazer o projeto executivo seguindo a planta já escolhida pela PJC. A ideia é concluir o projeto até a vinda do governador Mauro Mendes à Canarana, que acontecerá na segunda quinzena de agosto, quando irá inaugurar a Escola Estadual 31 de Março.
Apesar de ser uma instituição estadual, o objetivo é construir a nova Depol nos mesmos moldes da 31 de Março, quando a Prefeitura faz um convênio com o Governo, realiza a licitação e promove a construção, gerando maior celeridade e economia. Depois, o Município faz a cedência do prédio para o uso da Polícia Civil.
Já foi separado um terreno de mais de três mil metros quadrados aos fundos da AABB e próximo da Av. Rio Grande do Sul, que tem potencial para abrigar a nova Delegacia. Conforme palavras do delegado regional – Dr. Valmon Pereira, depois de pronta, o prédio da Depol de Canarana terá a melhor estrutura do Médio Araguaia.
Atualmente a Prefeitura já destina mensalmente para o Conseg o valor de R$ 10 mil para o custeio de despesas das polícias Civil Militar, sendo o maior repasse dentro do Estado de Mato Grosso. Conforme os representantes da Polícia Civil presentes na reunião, a instituição está ciente disso e fará todos os esforços para retribuir o Município com investimentos em segurança pública.
Um desses investimentos, através de emenda do deputado estadual Nininho, será a instalação de cinco câmeras inteligentes de monitoramento nas saídas da cidade, que automaticamente detectam veículos com registro de furto e servem também para identificação da passagem de veículos envolvidos em ações criminais.
Outra demanda colocada para os representantes da PJC, foi quanto ao baixo efeito de investigadores e escrivães na PJC de Canarana em relação aos municípios da região. Foi respondido que há a previsão para breve da vinda de dois novos policiais e que um novo concurso da instituição deve melhorar o quadro a médio prazo.
O delegado de Canarana – Dr. Deuel Paixão, que está prestes a se aposentar, disse que antes de ir para a reserva, quer ver e ainda trabalhar no novo prédio. “Estou em Canarana há cinco anos e o meu sonho, antes de me aposentar, é sair com a nova Delegacia pronta. Acredito que vamos conseguir realizar esse sonho”.
Por Rafael Govari para OPioneiro.