A nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passa a ser emitida em todo o estado a partir desta quarta-feira (1º), de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Os condutores que estavam aguardando desde o dia 27 de maio para a emissão, agora irão poder requisitar a carteira atualizada.
A mudança não acarreta na troca imediata para o novo documento padrão. O Detran informou que o documento na versão antiga segue valendo até a data de vencimento para renovação.
A atualização para a nova CNH se destina aos condutores que irão renovar a carteira, emitir uma segunda via, alterar os dados pessoais ou mesmo emitir a CNH pela primeira vez.
Em Mato Grosso, o Detran disse que há cerca de 1,5 milhão de condutores habilitados em todas as categorias de direção. Além de ser um documento obrigatório para dirigir em todo o território nacional, a carteira tem a finalidade de ser uma forma de identificação individual oficial.
Entre as novidades, haverá um texto, no verso, em até três idiomas escrito em português, inglês e espanhol. Apesar dessa atualização, os condutores continuam obrigados a emitirem a Permissão Internacional para Dirigir (PID), se for permanecer por mais de 180 dias no exterior, segundo o Detran. Ao todo, essa permissão vale em 150 países signatários da Convenção de Viena.
A mudança ocorre em todo o país após uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em dezembro do ano passado.
Veja as principais mudanças na nova CNH:
- Novas cores: verde e amarelo;
- Identificação das categorias com equivalência internacional;
- No verso, texto em três idiomas (português, inglês e espanhol) para facilitar condutores no exterior;
- QR Code;
- Código de leitura internacional de dados;
- Tinta especial fluorescente;
- Itens visíveis apenas com luz ultravioleta;
- Holograma no canto inferior para evitar falsificações.
A versão digital da CNH está disponível somente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Por g1 MT.