segunda-feira, 15 abril, 2024
31.2 C
Canarana
Início Futilidade do Dia O que são Ovos Fabergé? - Futilidade do dia

O que são Ovos Fabergé? – Futilidade do dia

Ovos Fabergé eram os ovos de páscoa feitos pelo joalheiro da corte imperial russa, Peter Carl Fabergé. Em 1884, o Czar Alexandre III encomendou ao joalheiro, um ovo com uma surpresa dentro, para presentear a Imperatriz Maria Feodorovna (sua esposa). Esses ovos passaram a ser tradição até mesmo entre a população (mas é claro que não eram feitos da mesma forma e nem com as mesmas regalias).

ovos fabergé
Até 1998, haviam sido localizados 44 exemplares dos ovos produzidos pelo joalheiro russo Peter Carl Fabergé| Foto: Grigory Dukor/Reuters

Enquanto que os ovos dos nobres eram feitos com ouro, prata e joias preciosas, o da população eram ovos de aves decorados. O ovo encomendado pelo Czar Alexandre III, revelava uma grande gema de ouro, que continha uma galinha e nela havia um pingente de rubi e uma réplica da coroa imperial em diamante. Encantada com o presente, a Imperatriz passou a ganhar um Fabergé por ano e essa tradição seguiu mesmo com a morte do imperador. Cada ovo demorava um ano para ser confeccionado e cada detalhe era no absoluto sigilo.

Nessa “brincadeira”, Czar Alexandre II e seu filho Nicolau II, encomendaram mais de 54 ovos Fabergé entre 1885 e 1917. Atualmente, uma peça vale cerca de R$45 milhões.

Fonte: Rainhas Trágicas; Gazeta do Povo; Boneca Russa.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.