CANARANA – A Prefeitura Municipal começou a enviar na semana passada, cartas informativas assinadas pelo Prefeito Fábio Faria, aos confrontantes do traçado do futuro anel viário de Canarana – MT. Nessa carta, consta informações sobre o projeto e rota, que terá uma extensão de quase 20 km e ligará as MTs 020, 110, 109 e 326.
Uma empresa foi contratada para fazer um estudo sobre a melhor rota. Foram tomados alguns cuidados, como cruzar entre divisas de propriedades ou, onde isso não era possível, sobrepor estradas de fazendas já existentes. Também foi evitado áreas de mata e áreas alagadas por questões ambientais e custo de implantação da estrada.
Para ver o mapa em PDF, Clique Aqui.
Em conversas de bastidores com a maioria dos proprietários confrontantes, eles sinalizaram apoio ao traçado, seja pela necessidade do anel viário para Canarana, bem como pelo benefício de ter um estrada, que futuramente será pavimentada, cruzando no limite de suas propriedades, trazendo desenvolvimento e valorizando as áreas.
Feito o comunicado, a Prefeitura está redigindo o projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal. Sendo aprovado pelos vereadores, o objetivo é abrir a estrada no atual período de seca, para já dar passagem aos veículos ainda em 2024.
Sem um anel viário, atualmente todo o tráfego de veículos e de carretas cruza por dentro da cidade de Canarana, trazendo perigo de acidentes e comprometendo a infraestrutura asfáltica, que não foi construída para suportar esse tráfego e peso.
Possível federalização do Anel Viário
Com a definição de que a rodovia BR-242, entre Gaúcha do Norte e a BR-158, cruzará por Canarana, cresceu a urgência de criação do anel viário, visto que boa parte do tráfego no sentido leste/oeste dentro do Mato Grosso cruzará por essa rota.
Em reunião na semana passada em Brasília sobre a BR-242, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Govari, apresentou a proposta do anel viário. Na oportunidade, o diretor do Dnit, Dr. Luiz Guilherme, solicitou que após a aprovação, o mesmo seja enviado ao órgão para ser incorporado ao traçado da BR-242, recebendo recursos para o projeto e também sua pavimentação.
O Traçado
Na MT-020, o anel viário margeia o armazém da COFCO e sai na 2ª Agrovila, adentra na MT-110 e na sequência margeia a área que receberá a usina de etanol de milho da Agrícola Alvorada. Depois adentra a área do atual lixão, cruza a MT-109 e segue na direção leste até sair nos fundos da 1ª Agrovila, chegando até a MT-326.
No total são 19,86 km, sendo 11,8 km de estradas existentes e 7,5 km de estradas a implementar.
Por Lavousier Machry, para OPioneiro.