segunda-feira, 22 julho, 2024
Início Notícias Destaques Primeira-dama de MT é consagrada Madrinha Nacional do Jiu-Jitsu Paradesportivo em evento...

Primeira-dama de MT é consagrada Madrinha Nacional do Jiu-Jitsu Paradesportivo em evento histórico na Câmara Federal – Brasília

Na sessão solene realizada nesta terça-feira (25/06) na Câmara Federal em Brasília, a Federação Brasileira de Jiu-jitsu Paradesportivo (FBJJP), que atende projetos em Barra do Garças e Canarana, consagrou Virginia Mendes como Madrinha Nacional. Ela já havia recebido o título de Madrinha do esporte em Mato Grosso e agora terá a missão de mobilizar primeiras-damas de outros Estados. A solenidade foi requerida pelo deputado federal por MT, Cel. Assis, com o objetivo de atrair a atenção da população para a modalidade esportiva inclusiva.

Fotos: Jana Pessôa

Idealizadora do programa SER Família Inclusivo, Virginia Mendes falou sobre a emoção de participar do evento e da responsabilidade como Madrinha dos paratletas. “É uma honra estar aqui e falar do SER Família Inclusivo, que trabalhamos em nosso Estado e que está se tornando referência nacional para todos no Brasil”, ratificou.

“A inclusão nada mais é do que valorizar o quanto as pessoas com deficiência representam em nossa vida. Às vezes sentimos pequenas dificuldades, enquanto elas mostram que a dificuldade que achamos ser grande não é, mas os problemas que temos são mínimos diante do que eles passam, e isso nos dá força para trabalhar e lutar ainda mais por eles. A gente tem que ouvir as necessidades e não chegar impondo. Nada sobre nós, sem nós, acredito que isso resuma tudo o que eu disse”, explicou Virginia Mendes.

Os representantes internacionais, diretor-geral para Jiu Jitsu Inclusivo da Federação Internacional de Jiu Jitsu (JJIF), membro do Comitê Paralímpico Internacional, Christian Horvath-Portele, e o diretor-geral para assuntos técnicos e esportivos da Federação Internacional de Ju Jiutsu, Joachim Thumfar, que também representou o Governo dos Emirados Árabes, foram unânimes ao reconhecer Virginia Mendes como representante e incentivadora da inclusão no esporte.

Para o presidente da FBJJP, Elcirley Luz Silva, com forte visibilidade e reconhecimento internacional e que encontrou no esporte oportunidades e um novo recomeço em sua vida após um acidente fatal, ter a primeira-dama Virginia Mendes ao lado dos paratletas é motivo de orgulho. “Falei para ela, corre dona Virginia, corre, e falei, a senhora está em primeiro lugar no Brasil inteiro, e agora ela vai fazer valer o seu título, enquanto nossa Madrinha Nacional contatando todas as primeiras-damas de Estado do Brasil”, contou Elcirley.

O evento também contou com a participação da senadora por MT, Rosana Martelli; do deputado federal pelo RS, Zucco; do deputado federal por SC, Pezenti; do deputado federal pelo DF, Júlio César Ribeiro; do deputado estadual por MT, Elizeu Nascimento; do secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), Cel. Roveri; do bicampeão paratleta de Goiás, Osmary Souza; do diretor Institucional da FASPAR do Rio de Janeiro, Benier Marcos de Barra do Garças; Raphael Emilião; e do presidente do Instituto Atlético Real de Volta Redonda – RJ, Eduardo Fernandes.

Participaram da cerimônia representantes de diferentes regiões do país, sendo eles: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amazonas, Pará, Rondônia, Tocantins, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso, Paraná, Acre, Paraíba.

“O jiu-jitsu é o esporte mais inclusivo do planeta e todos presenciaram isso aqui nesta homenagem”, lembrou Elcirley.

O secretário de Estado de Esporte, Cultura e Lazer (Secel), David Moura, falou sobre a participação ativa da primeira-dama do Estado nos projetos inclusivos. “Há muitos anos, minha madrinha Virginia Mendes amadrinhou o nosso projeto Reação, e criamos um laço de amizade por pensarmos as mesmas coisas e por entender que nós precisamos estender as mãos aos que mais precisam. Oficialmente agradeço a senhora e ao governador Mauro Mendes por mais esta oportunidade que tenho de contribuir com as ações esportivas inclusivas, e o seu exemplo pode impactar todo o Brasil”, declarou David Moura.

O prefeito Adilson Macedo de Barra do Garças ressaltou a importância de políticas públicas inclusivas. “Eu só acredito em política pública que chega às pessoas que mais precisam. Elcirley, nós demos a vocês visibilidade para que vocês tivessem acesso a dona Virginia. Vocês já eram amigos do Cel. Assis, então acredito que essa união com dona Virginia fará com que o projeto de Canarana e Barra do Garças possa ser levado para todos os municípios de MT e replicado em todo o Brasil. Se 20% da população tem alguma deficiência, elas merecem políticas públicas de acesso”.

A emoção tomou conta com o agradecimento do pequeno Davi Emanuel. “Madrinha, gratidão por tudo o que a senhora tem feito por nós, nós te amamos”, disse o pequeno paratleta que já ganhou os tatames com título sul-americano e coleciona outras vitórias.

Da Redação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.