terça-feira, 9 agosto, 2022
InícioNotíciasDestaquesSensação térmica em Canarana/MT chega a 45ºC nesta quarta-feira (09/09)

Sensação térmica em Canarana/MT chega a 45ºC nesta quarta-feira (09/09)

CANARANA – Hoje (09/09), o totem da Sicredi localizado na Avenida Paraná no centro de Canarana/MT, registrou a sensação térmica de 45ºC. Registros em redes sociais, contudo, mostram picos de calor nos 47ºC. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) previu uma máxima de 40ºC para esta quarta. 

Na terça-feira passada (01/09), o totem havia registrado a temperatura de 42ºC, oque na oportunidade, gerou dúvidas acerca do funcionamento do totem. A temperatura demonstrada foi checada pelo OPioneiro no dia 03/09 com o auxílio de um termômetro cedido pela empresa Meta Consultoria, confirmando que o totem está correto.

Como o medidor do Sicredi fica em um local específico, o sensor é influenciado pelo sol, asfalto e prédios ao redor, o que leva a registrar uma temperatura distinta da prevista pelo INMET, não significando, contudo, que esteja errada. Trata-se, aí, da sensação térmica que, sim, está beirando os 50ºC.

Sensação térmica

 

Além de Canarana, as altas temperaturas atingem também os municípios vizinhos. Segundo o INMET, Querência registrou ontem uma máxima de 40,2ºC. Conforme os dados, a temperatura e a sensação térmica devem se manter altas nos próximos dias e a umidade do ar deve continuar baixa. 

Em Canarana, a previsão é que a mínima seja de aproximadamente 21ºC até o dia 13/09, e que a máxima fique em torno de 40ºC, tendo a umidade do ar entre 10% e 60%. 

Para o município de Querência/MT, a máxima pode chegar a 41ºC, mas a umidade do ar deverá ser similar a de Canarana/MT. Já em Água Boa/MT, a previsão é mínima de 21ºC e máxima de 39ºC, sendo mais propício a umidade do ar relativamente melhor hoje (09/09) e domingo (13/09) com mínima de 20%. 

Na região do Vale do Araguaia, a alta temperatura e baixa umidade do ar têm contribuído para desencadear queimadas, além de propiciar o risco de ressecamento da pele e desconforto dos olhos, nariz e boca da população. Portanto, é recomendado que a população beba bastante água, evite atividade física em excesso e exposição ao sol.

Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.