ou aqueles Lordes ingleses nos seus castelos gigantescos, príncipes e princesas, barões, duques, condes, viscondes e pensávamos que era uma coisa inatingível para um simples cidadão que não tivesse o tal “sangue azul” da realeza britânica.
KBE – Knight of the British Empire ( Cavaleiro do Império Britânico )
é uma das duas condecorações máximas do Império Britânico, pelas quais homens e mulheres notáveis, do Império e do mundo, como também do círculo íntimo dos soberanos, são agraciados anualmente na Abadia de Westminster.
Na verdade, são armados Cavaleiros do Império Britânico em sessão solene, que constitui a mais alta e dignificante honraria que pode almejar um plebeu britânico e concedida da mesma forma como o Rei Arthur da Távola Redonda armava seus pares, tocando-lhes os ombros com a espada real.
Os cidadãos nascidos em outros países fora do Império Britânico (que é composto pelos seguintes países Inglaterra, Escócia, Irlanda, Irlanda do Norte, Gales, Índia até 1947, Canadá, Nova Zelândia e Austrália ) que recebem a honraria têm o direito de colocar o título KBE após o próprio nome, mas não podem antepor Sir ao próprio nome.
FUTILIDADE - Você sabe onde fica a Eslováquia?
O KBE é sempre dado às grandes personalidades em todas as áreas do conhecimento, do mundo empresarial, das forças armadas, da política, dos esportes e das artes, da Inglaterra, da Comunidade Britânica e do mundo.
Dentre os brasileiros, os únicos a receberem o KBE foram :
o ex-Presidente do Brasil, Dr. Epitácio da Silva Pessoa
o Prof. Washington Pires, ex-Reitor da UFMG,
que salvou a vida de George V, avô de Elizabeth I,
de um atentado terrorista,
o sociólogo e escritor
Carlos Ghosn,
executivo brasileiro e atual presidente dos grupos Renault e Nissan
Edson Arantes do Nascimento KBE, ou PELÉ,
o único esportista não britânico da história a receber o título de Sir.
Fonte: Pelethebest