Primordial para manutenção da vida, os 5,5 milhões de litros de água que chegam diariamente às torneiras das casas dos 25 mil moradores de Canarana passam por rigorosos processos que garantem sua qualidade, desde a captação até a distribuição. O cuidado é fundamental, já que se trata de um produto essencial e que está presente nos mais diferentes momentos do dia a dia das pessoas, saciando a sede ou sendo usado no preparo de alimentos, higiene pessoal, lavagem de roupas e carros ou para lazer.
A Águas Canarana, empresa do grupo Iguá Saneamento, conta com rigorosos procedimentos em diferentes etapas da produção que asseguram a qualidade do recurso hídrico que chega às torneiras dos clientes. Contando com equipe técnica qualificada, laboratórios independentes e acreditados pelo Inmetro, a empresa realiza diariamente mais de 300 análises que estão dentro dos padrões estabelecidos pela Portaria nº 888/2021 do Ministério da Saúde.
Demonstrando seu compromisso com a população, por meio da prestação de serviços, entre os meses de janeiro a agosto de 2022 a companhia realizou mais de nove mil análises físico-químicas e bacteriológicas. “Temos como um dos pilares de atuação a eficiência nos processos de captação, produção e distribuição. Nosso compromisso é garantir a qualidade do produto que chega até à casa dos consumidores dentro dos padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde”, reforça o diretor operacional da Águas Canarana, Christopher Alves.
Para esclarecer as principais dúvidas da população, a companhia elaborou um pequeno questionário:
1 – De onde vem a água que sai das nossas torneiras?
O abastecimento de Canarana vem do rio Tanguro e de dois poços profundos instalados na cidade. A captação bruta é feita por sistema de bombeamento chegando até a Estação de Tratamento de Água (ETA).
2 – Como acontece o tratamento da água?
A água bruta, aquela captada do rio, chega até a ETA. Em seguida, é realizada a coagulação, um processo químico e físico em que partículas de sujeira muito pequenas começam a se atrair, separando-se da água. Por meio de agitação começam a formar pequenos flocos, na etapa chamada de Floculação. Durante a Decantação, os flocos formados sedimentam-se para o decantador e, na Filtração, as partículas e impurezas que passaram das fases anteriores são retidas nos filtros. As etapas finais são a Desinfeção com cloro, para eliminar micro-organismos e garantia da qualidade, e Fluoretação, que adiciona flúor para a redução da incidência de cárie dentária. A água é então armazenada e distribuída pela rede à população.
3 – Depois de tratada, existe um controle para verificar a qualidade?
Sim. As amostras coletadas são examinadas em laboratórios independentes e acreditados, com todos os equipamentos técnicos necessários, dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Conforme disciplinam as portarias do Ministério, deve ser assegurada água potável à população própria tanto para ingestão como para preparação e produção de alimentos e higiene pessoal.
De acordo com os resultados obtidos, o recurso no município de Canarana está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelos órgãos reguladores, sem riscos à saúde.
4 – A água que é distribuída em Canarana pode ser consumida direto da torneira?
Sim. Ela é própria para consumo, seguindo todas as exigências legais de qualidade.
5 – Outras informações:
Ao identificar qualquer ocorrência no abastecimento, o cliente deve entrar em contato diretamente com a concessionária por meio dos canais de atendimento, disponíveis 24 horas: 0800 400 0508 e WhatsApp (65) 9 9972 8983. Além disso, também deverá fechar o registro do cavalete. Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, a Águas
Canarana orienta aos clientes que procedam com a limpeza da caixa a cada seis meses. Tal medida auxilia na prevenção da contaminação por germes, bactérias, vírus, entre outros poluentes.
5 – O que fazer quando identificar alteração na cor, gosto ou odor?
A primeira atitude é evitar o consumo e entrar em contato diretamente com a concessionária por meio dos canais de atendimento, disponíveis 24 horas: 0800 400 0508 e WhatsApp (65) 9 9972 8983. Além disso, o cliente também deverá fechar o registro do cavalete. Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, a Águas Canarana também orienta aos clientes que procedam com a limpeza da caixa a cada seis meses. Tal medida auxilia na prevenção da contaminação por germes, bactérias, vírus, entre outros poluentes.
Por Assessoria.