Quem aí gosta de conhecer lugares assombrosos? Para quem curte uma aventura e lugares diferentes, hoje vamos falar sobre Airão Velho, a cidade fantasma Brasileira.
Localizada no Amazonas, fica às margens do rio Negro, e foi abandonada por seus habitantes na década de 1950. O pequeno povoado, recebeu padres missionários que viviam da caça e da pesca e foi um lugar pobre durante cerca de 200 anos.
Os ribeirinhos dizem que a fuga dos moradores ocorreu depois do ataque de ferozes e gigantes formigas de fogo. Outros, vão ao Além, e categóricos afirmam que todos deram no pé por causa dos fantasmas de índios escravizados.
Atualmente, a cidade é cuidada por Shigeru Nakayama, de 65 anos. Faz 13 anos, que ele vive entre as construções abandonadas, e é considerado o guardião da história local, e só quer sair se deixar um sucessor.
Mesmo carregando essas lendas, Nakayama desmente e explica que tudo isso, é história do (ex-) prefeito Hilton Santos. Ele afirma que foi uma questão política, mas a verdade é que foi a economia que fracassou, levando as pessoas a abandonarem a cidade.
Fantasmas ou não, é um excelente lugar para se aventurar. Além da cidade abandonada de Airão Velho, existem mais algumas no Brasil. Veja:
- Cococi – CE
- Fordlândia – PA
- Igatu – BA
- São João Marcos – RJ
Fonte: G1, Catraca Livre, acrítica.com, No Amazonas é assim.