CUIABÁ – Em seu penúltimo ano à frente do Governo de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (União) começou a entregar parte das principais obras estruturantes do Estado ao longo de 2025. Entre os projetos em destaque está o Parque Novo Mato Grosso, que, mesmo ainda não inaugurado oficialmente, já recebe eventos de grande porte.

Neste ano, o espaço sediou eventos esportivos, como a inauguração do Autódromo Internacional de Mato Grosso, comparado a pistas de padrão internacional, como as de Dubai e Abu Dhabi, e que recebeu uma etapa da Stock Car. Recentemente, o parque também foi palco da gravação do DVD do cantor Natanzinho. No fim de ano, os shows de Gusttavo Lima e do DJ Alok levaram mais de 100 mil pessoas ao local em dois dias de eventos.
As obras do Parque Novo Mato Grosso seguem em andamento. O complexo contará com a maior roda-gigante da América Latina e uma estrutura coberta para eventos e shows com capacidade para até 100 mil pessoas.
BRT
Com atrasos recorrentes e descumprimentos contratuais, o Governo de Mato Grosso decidiu rescindir o contrato com o consórcio responsável pelas obras do BRT (Bus Rapid Transit). Para acelerar a conclusão do projeto, o Estado optou por novos modelos de contratação, incluindo a divisão das obras em lotes e a contratação emergencial de novas empresas.
Atualmente, os trabalhos estão concentrados em trechos da Avenida XV de Novembro, conhecida como Avenida da Prainha, e na região em frente ao Shopping Pantanal, na Avenida do CPA.
Possibilidade do BUD
Antes mesmo da conclusão do BRT, o projeto pode sofrer alterações. Isso porque ganhou força a possibilidade de implantação do Bonde Urbano Digital (BUD), um veículo elétrico sobre pneus, com capacidade superior a 300 passageiros e apto a operar nas mesmas pistas previstas para o BRT.
A tecnologia, já utilizada na China, passou a ser considerada para Cuiabá e Várzea Grande após o início de testes em Curitiba (PR), onde integrantes da equipe do Governo de Mato Grosso estiveram recentemente. O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), é entusiasta do modal e defende sua adoção como alternativa ao BRT. Mauro Mendes afirmou que estudos sobre a viabilidade do BUD ocorrem há cerca de dois anos, mas mantém sigilo sobre os detalhes do projeto.
BR-163
A BR-163, historicamente conhecida como “rodovia da morte”, vive um novo momento com o avanço das obras de duplicação. Mais de 400 quilômetros estão em processo de duplicação, em um trecho estratégico para o escoamento da produção agrícola do norte do Estado.
Recentemente, foram entregues 130 quilômetros duplicados entre Sinop e Nova Mutum. Em 2024, outros 100 quilômetros já haviam sido inaugurados no trecho entre Diamantino e Nova Mutum. A BR-163 concentra hoje a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil e, pelo segundo ano consecutivo, registra a maior entrega de quilômetros duplicados no país.
Hospital Central
Após 34 anos de obras inacabadas, o Hospital Central foi inaugurado recentemente em Cuiabá. A unidade contará com 287 leitos, sendo 78 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 18 semi-intensivos, 180 de enfermaria e 11 de isolamento.
O hospital ofertará serviços de alta complexidade, com especialidades como cirurgia do aparelho digestivo, ortopedia, urologia, cirurgia oncológica, cirurgia vascular, cardiologia, neurocirurgia e hemodinâmica.
Sucessão no Palácio Paiaguás
Com a chegada de 2026, Mauro Mendes deve iniciar a transição de governo para o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que deve assumir o comando do Estado em abril, quando o governador deve renunciar ao cargo para disputar uma vaga no Senado Federal.
Durante o mandato, Pivetta será responsável por dar continuidade a obras estratégicas, como o BRT, a finalização do Parque Novo Mato Grosso e o túnel do Portão do Inferno. Paralelamente, deverá iniciar sua campanha à reeleição ao Governo do Estado, prevista para as eleições de outubro de 2026.
Por Midia Jur.
