terça-feira, 30 dezembro, 2025
InícioNotíciasDestaquesMauro Mendes avança em grandes obras e prepara sucessão no governo

Mauro Mendes avança em grandes obras e prepara sucessão no governo

CUIABÁ – Em seu penúltimo ano à frente do Governo de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (União) começou a entregar parte das principais obras estruturantes do Estado ao longo de 2025. Entre os projetos em destaque está o Parque Novo Mato Grosso, que, mesmo ainda não inaugurado oficialmente, já recebe eventos de grande porte.

Foto – Reprodução

Neste ano, o espaço sediou eventos esportivos, como a inauguração do Autódromo Internacional de Mato Grosso, comparado a pistas de padrão internacional, como as de Dubai e Abu Dhabi, e que recebeu uma etapa da Stock Car. Recentemente, o parque também foi palco da gravação do DVD do cantor Natanzinho. No fim de ano, os shows de Gusttavo Lima e do DJ Alok levaram mais de 100 mil pessoas ao local em dois dias de eventos.

As obras do Parque Novo Mato Grosso seguem em andamento. O complexo contará com a maior roda-gigante da América Latina e uma estrutura coberta para eventos e shows com capacidade para até 100 mil pessoas.

BRT

Com atrasos recorrentes e descumprimentos contratuais, o Governo de Mato Grosso decidiu rescindir o contrato com o consórcio responsável pelas obras do BRT (Bus Rapid Transit). Para acelerar a conclusão do projeto, o Estado optou por novos modelos de contratação, incluindo a divisão das obras em lotes e a contratação emergencial de novas empresas.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados em trechos da Avenida XV de Novembro, conhecida como Avenida da Prainha, e na região em frente ao Shopping Pantanal, na Avenida do CPA.

Possibilidade do BUD

Antes mesmo da conclusão do BRT, o projeto pode sofrer alterações. Isso porque ganhou força a possibilidade de implantação do Bonde Urbano Digital (BUD), um veículo elétrico sobre pneus, com capacidade superior a 300 passageiros e apto a operar nas mesmas pistas previstas para o BRT.

A tecnologia, já utilizada na China, passou a ser considerada para Cuiabá e Várzea Grande após o início de testes em Curitiba (PR), onde integrantes da equipe do Governo de Mato Grosso estiveram recentemente. O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), é entusiasta do modal e defende sua adoção como alternativa ao BRT. Mauro Mendes afirmou que estudos sobre a viabilidade do BUD ocorrem há cerca de dois anos, mas mantém sigilo sobre os detalhes do projeto.

BR-163

A BR-163, historicamente conhecida como “rodovia da morte”, vive um novo momento com o avanço das obras de duplicação. Mais de 400 quilômetros estão em processo de duplicação, em um trecho estratégico para o escoamento da produção agrícola do norte do Estado.

Recentemente, foram entregues 130 quilômetros duplicados entre Sinop e Nova Mutum. Em 2024, outros 100 quilômetros já haviam sido inaugurados no trecho entre Diamantino e Nova Mutum. A BR-163 concentra hoje a maior obra de infraestrutura rodoviária em andamento no Brasil e, pelo segundo ano consecutivo, registra a maior entrega de quilômetros duplicados no país.

Hospital Central

Após 34 anos de obras inacabadas, o Hospital Central foi inaugurado recentemente em Cuiabá. A unidade contará com 287 leitos, sendo 78 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 18 semi-intensivos, 180 de enfermaria e 11 de isolamento.

O hospital ofertará serviços de alta complexidade, com especialidades como cirurgia do aparelho digestivo, ortopedia, urologia, cirurgia oncológica, cirurgia vascular, cardiologia, neurocirurgia e hemodinâmica.

Sucessão no Palácio Paiaguás

Com a chegada de 2026, Mauro Mendes deve iniciar a transição de governo para o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos), que deve assumir o comando do Estado em abril, quando o governador deve renunciar ao cargo para disputar uma vaga no Senado Federal.

Durante o mandato, Pivetta será responsável por dar continuidade a obras estratégicas, como o BRT, a finalização do Parque Novo Mato Grosso e o túnel do Portão do Inferno. Paralelamente, deverá iniciar sua campanha à reeleição ao Governo do Estado, prevista para as eleições de outubro de 2026.

Por Midia Jur.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.