domingo, 14 agosto, 2022
Início Futilidade do Dia O Uruguai já fez parte do Brasil? - Futilidade do dia

O Uruguai já fez parte do Brasil? – Futilidade do dia

Sim! O pequeno país de colonização portuguesa (pois é) já foi um estado brasileiro. A primeira investida brasileira sobre o território vizinho aconteceu em 1811, no governo do Rei de Portugal, Brasil e Algarves, Dom João VI. Ele temia que o movimento pela independência da região também chegasse ao Brasil. O discurso republicano e abolicionista era uma ameaça ao então governo monárquico absolutista. Como pretexto para a invasão, Dom João se apoiou no fato de sua esposa, Carlota Joaquina, ser espanhola (desde 1777 a região estava sob domínio espanhol) e reivindicar para seu país o governo da região.

Fonte: Atlas História do Brasil, Ed. Scipione/Ilustração: Luciano Veronezi
Fonte: Atlas História do Brasil, Ed. Scipione/Ilustração: Luciano Veronezi

Porém, um ano depois da tomada do território, o governo brasileiro foi forçado a retirar suas tropas. Em 1816, foi feito uma nova tentativa de invasão, desta vez de maior sucesso, onde uma força de 10 mil soldados portugueses invadiu a região e tomou a cidade Montevidéu em janeiro de 1817. Demorou ainda 4 anos de guerra até que em 31 de julho de 1821 finalmente todo o território ficou sob domínio brasileiro, sob o nome de Província Cisplatina.

Com a declaração de independência do Brasil em 07 de setembro de 1822, e cortados os laços com o domínio português, os habitantes da região onde hoje está o Uruguai começam a pleitear novamente sua independência. O movimento de tropas pró independência foi crescendo e em 1825, foram proclamados nulos os atos de incorporação da Cisplatina, sendo a proposta aceita, inclusive, pelo governo vizinho argentino.

O ato deu inicio à Guerra da Cisplatina, que durou 500 dias. Nenhum dos lados venceu o conflito e, em 28 de agosto de 1828, o Tratado de Montevidéu, assinado pelo Imperador do Brasil Dom Pedro I e autoridades do país cisplatino, mediado pelo Reino Unido da Grã-Bretanha, deu origem ao Uruguai como Estado independente, como conhecemos hoje.mapa-uruguai

Como parte do Tratado, D. Pedro I renunciou a quaisquer direitos sobre a Província Cisplatina e o Brasil recuperou o domínio o território das Missões. Num tratado posterior, em 15 de Maio de 1852, ficou estabelecido a fronteira pela embocadura do arroio Chuí. Com isso o Brasil conseguiu controlar o rio da Prata e toda bacia Platina, principal via de acesso por águas ao sudeste de Mato Grosso (que tinha um território diferente na época) e ao oeste do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Por OPioneiro, com informações de Nova Escola.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.