Mato Grosso terá 7.959 vagas disponíveis em universidades públicas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2026. A oferta reúne oportunidades nas universidades federais no 1º semestre, e na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) no 2º semestre.
O Sisu é o principal mecanismo de ingresso no ensino superior público do país e utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de seleção. Conforme o cronograma oficial do Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Sisu 2026 começam em 19 de janeiro e vão até 23 de janeiro.
A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) terá 94 cursos participando da seleção, com 4.954 vagas ofertadas para o 1º semestre de 2026.
- Ampla concorrência: 2.430 vagas;
- Cotas específicas: 10 vagas;
- Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012): 2.514 vagas.
Como funciona o Sisu
O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o programa do Ministério da Educação que reúne vagas de universidades públicas em todo o Brasil.
- A seleção é feita com base na nota do Enem, sem necessidade de vestibulares separados;
- O candidato pode escolher até duas opções de curso durante o período de inscrição;
- A classificação depende da nota do Enem e das regras de cada instituição (como pesos e modalidades de concorrência);
- Há vagas de ampla concorrência e vagas reservadas pela Lei de Cotas.
Como se inscrever no Sisu 2026
O candidato precisa ter realizado o Enem, não ter zerado a redação e efetuar a inscrição no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, disponível no site do MEC, dentro do período estabelecido no cronograma oficial.
Por G1-MT.