sexta-feira, 22 novembro, 2024
23.4 C
Canarana
Início Notícias Destaques Canarana registra caso suspeito de Monkeypox (Varíola dos Macacos)

Canarana registra caso suspeito de Monkeypox (Varíola dos Macacos)

CANARANA – O município de Canarana – MT, conforme Boletim da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso (SES-MT), divulgado na terça-feira (24.08), registrou um caso suspeito de Monkeypox (Varíola dos Macacos). Em todo Mato Grosso são 20 casos confirmados de pessoas infectadas pela doença. O estado ainda investiga 19 suspeitas e já descartou 16 casos que eram monitorados.

gov.br

De acordo com o levantamento da SES-MT, além de Canarana, outros três novos municípios registraram casos suspeitos desde o último levantamento. Nova Ubiratã, Mirassol D’Oeste e Campo Novo dos Parecis, que registraram, cada um, um caso suspeito da doença.

Cuiabá segue sendo o foco da doença no estado com 11 casos confirmados, dois suspeitos e dois descartados. Mato Grosso já registrou 55 casos, entre suspeitos, confirmados e descartados. Deste número, um caso de suspeita vem sendo monitorado no Acre, onde um morador de Araputanga está em isolamento com sintomas da doença.

Para conferir o relatório detalhado da SES, clique aqui.

Sobre a doença

A Monkeypox é uma doença causada por vírus, que foi identificada pela primeira vez em 1958 em macacos de laboratório. Daí, origina-se o nome de varíola dos macacos.  A transmissão é por meio do contato pele com pele, secreções ou por objetos pessoais do paciente infectado.

O período de incubação (tempo entre o contágio e o aparecimento de sintomas) é geralmente de seis a 13 dias, podendo chegar a 21. Os sintomas mais comuns são febre, dor de cabeça intensa, nas costas e inchaço nos linfonodos (pescoço, axila ou virilha). Também são comuns lesões na pele, que costumam surgir mais frequentemente no rosto, braços e pernas.

A prevenção é basicamente evitar o contato com alguém contaminado. Recomenda-se o isolamento e uso de máscara do infectado, bem como o reforço na higiene de mãos e o não compartilhamento de objetos. Como a transmissão também se dá pele a pele, é recomendado o uso de preservativos em todos os tipos de relações sexuais. Em caso de suspeitas da doença, procure uma unidade de saúde.

Por OPioneiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.