BARRA DO GARÇAS – Em 31 de agosto deste ano, Barra do Garças será novamente uma das cidades anfitriãs do maior rally do mundo: o Rally dos Sertões. O município será responsável por sediar a 6ª etapa da prova, em edição comemorativa aos 30 anos da prova e do bicentenário da Independência do Brasil. Neste ano, a competição se torna a maior do mundo, superando o Dakar, com 4.811 KM de percurso de prova.
A largada da prova acontecerá no dia 26 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR)e se encerrará no mar de Salinópolis (PA), no dia 10 de setembro, após o total de 7.216 km percorridos. Ao longo de 15 dias de prova, os participantes irão percorrer as cinco regiões do país, além de oito estados e 14 municípios brasileiros, com uma caravana de, aproximadamente, 2 mil pessoas.
LEIA MAIS – Marido esfaqueia esposa na cabeça em Canarana
A chegada dos veículos competidores ao município barra-garcense está prevista para ocorrer entre 14h e 16h. Eles serão recepcionados no Porto do Baé, com carro de som e pela bateria da atlética Suprema, do Curso de Direito da UFMT/Campus Araguaia. Posteriormente, os veículos seguirão para a Vila Sertões, que será montada no Parque de Exposições, local escolhido na cidade para a montagem de toda a estrutura e realização do evento.
O evento contará com praça de alimentação, tenda turística com material informativo sobre o município, estande cultural, além de premiações do Concurso de Desenho e Redação das escolas municipais.
Para o prefeito de Barra do Garças, Dr. Adilson Gonçalves, receber um evento desse porte reforça ainda mais a posição do município como uma potência turística. “É uma alegria sem tamanho, pois além da diversão e dos serviços ofertados, estimamos que o Rally vai injetar cerca de 1 milhão de reais na economia local, aquecendo diversos setores do nosso comércio”, disse.
De acordo com a equipe do Rally dos Sertões, além de entretenimento, o evento também tem o objetivo de oferecer serviços de saúde, através do SAS Brasil (Saúde e Alegria no Sertões), com atendimentos médicos de diversas especialidades e realização de exames. No dia 1 de setembro, as equipes do Rally dos Sertões darão largada para o próximo destino, o município de São Félix do Araguaia.
O Rally ainda se compromete com a responsabilidade ambiental, realizando a compensação de carbono com o plantio de árvores e a reversão do crédito de emissão de poluição em atividade de reflorestamento. Vale destacar que, em 2021, o projeto reflorestou uma área correspondente a dois estádios do Maracanã.
Por Rede da Notícia.