CANARANA – “Não é fácil a gente fazer uma avaliação de um período tão longo. 28 anos é uma jornada bem extensa”. Essa foi a resposta emocionada dada por Eldo Renck quando questionado em como avalia sua trajetória na Sicredi Araxingu, cuja Presidência entrega oficialmente nesta sexta-feira (25) para Martim Steffenon. A cooperativa de crédito, com mais de 40 mil associados, 19 agências e R$ 2,5 bilhões de crédito emprestado, tem perspectiva de dobrar de tamanho nos próximos dois anos.
A sexta-feira também foi marcada pela posse do novo Conselho de Administração da cooperativa, eleito no último dia 30 de março e que estará à frente da instituição pelos próximos quatro anos. Eldo Renck, que há 28 anos atua na cooperativa, deixa a Presidência e assume como Vice-presidente. Martim Steffenon passa a ser o Presidente da Sicredi Araxingu. Ele já foi o vice de Eldo por dois pleitos e já participa da administração da cooperativa desde 1996.
Eldo, na oportunidade, disse que a principal mensagem que gostaria deixar é “gratidão! Não só com o público interno (colaboradores, diretores e conselheiros), mas principalmente com os nossos cooperados. {…} Eu me sinto enaltecido e grato por ter tido essa oportunidade. Fui Presidente durante muitos anos. Estamos, hoje, diante de uma cenário de muita inovação tecnológica, e já vínhamos trabalhando essa sucessão há bastante tempo. {…} A gente tem que saber a hora de passar o bastão. E eu achei que essa era a hora! Pois eu preciso me preocupar com o futuro desta grande organização e fazer com que o legado que fica pras futuras gerações seja cada vez mais ampliado”, explica.
Atualmente, a Sicredi Araxingu é a maior organização econômica do Vale do Araguaia. “Em vários municípios, inclusive, a Sicredi é a principal instituição financeira e, também, em alguns, a Sicredi é a única. {…} Isso é algo que me orgulha muito! Enfatizando, claro, que isso não é mérito do Presidente, de uma ou de duas pessoas, mas de milhares de pessoas que sentiram, primeiramente através da necessidade, e hoje, pela própria filosofia da cooperativa, de construir algo relevante juntos, fazendo algo através de uma organização que deixa os recursos agregar valor dentro das próprias comunidades onde atua”, finaliza Eldo.
Martim Steffenon, que já conduziu a reunião do Conselho de Administração desta sexta, afirma que a palavra que define o momento é: desafio. “Apesar da gente já estar inserido no processo, participando ativamente da administração da cooperativa, mas sempre será um desafio. A hora que você pega no comando, muda toda a situação. A cooperativa hoje é de grande porte, uma empresa com mais de 40 mil associados. Então isso ai desperta uma certa força que você tem que desprender para poder administrar”, diz.
“Assumo a cooperativa hoje, oficialmente, mas já fui empossado no Conselho de Administração da Central da Sicredi, também já fui empossado no Conselho Fiscal da Confederação Sicredi. Então a gente está inserido em todos os seguimentos do sistema e isso nos da uma certa segurança, porque a gente vem adquirindo conhecimento”, explica Martim.
A cooperativa, chegando em novos municípios, inclusive no Estado do Goiás, Martim aproveita e faz um convite para que todos venham conhecer melhor a cooperativa. “Porque, eu sempre digo, as pessoas que conhecem a Sicredi, ficam. Isso aqui é uma ideia diferente, uma filosofia diferente”, finaliza.
Por OPioneiro.