CUIABÁ – “Aproximar as ações do Poder Judiciário da sociedade é uma das premissas do Tribunal de Justiça de Mato Grosso que vai ao encontro das nossas ações legislativas em defesa do Vale do Araguaia.” A afirmação foi feita pelo deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva durante reunião, na última sexta-feira (26), no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
A reunião teve o propósito de discutir a criação de uma Sala Virtual do Judiciário no Município de Gaúcha do Norte, conforme proposta apresentada durante Audiência Pública realizada em 5 de março de 2020, no município, sob articulação do deputado do Araguaia.
Durante o encontro promovido na Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça, com a presença do Desembargador, Dr. José Zuquim Nogueira, Corregedor-Geral da Justiça; o Dr. Emerson Luis Pereira Cajango, Juiz Auxiliar da Corregedoria e o Dr. Flávio de Paiva Pinto, Coordenador Geral da Corregedoria, o deputado do Araguaia reiterou a importância desta estrutura física no município de Gaúcha para dar celeridade aos processos locais.
De acordo com o Desembargador Dr. Zuquim, a Corregedoria já deu parecer favorável para a criação do “Posto Avançado de Atendimento Digital”, o “PAAD”, e que a proposta será levada ao Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso para deliberação no próximo mês.
Cumprida essa etapa, o Desembargador explicou que deverá ser publicada a Resolução que “Dispõe sobre a criação do programa de ampliação da capacidade de atendimento aos usuários dos serviços judiciários no âmbito do Poder Judiciário do Estado de Mato Grosso por meio de ‘Postos Avançados de Atendimento Digital (PAAD)”.
“Este serviço irá propiciar à população de Gaúcha do Norte, como Município piloto do “PAAD”, o acesso mais fácil ao Poder Judiciário, que é um direito de todos, pois não haverá necessidade de deslocamentos para a realização de audiências, a propositura de ações e o seu acompanhamento; um ganho para a população e operadores do direito”, observou o Desembargador.
Na oportunidade, Zuquim também adiantou que na próxima semana Água Boa deve passar a contar com mais dois juízes de Direito, a fim de dar mais celeridade na tramitação dos processos da Comarca local.
“É nosso papel, enquanto representantes do Vale do Araguaia, acompanhar todas as demandas da nossa região e buscar as possíveis soluções junto aos órgãos e Poderes representados. Saímos muito satisfeitos desta importante reunião no Tribunal de Justiça, com a certeza de que a justiça está cada vez mais próxima da população”, avaliou Dr. Eugênio, sempre em defesa do Vale do Araguaia.
Por AScom-Fotos: Diogo Palomares.