O Ministério Público Estadual (MPE) emitiu um alerta sobre uma mensagem que circula pelo WhatsApp, em nome de “Rafael Nunes”, que se apresenta como servidor do “Ministério Público da Saúde” e se coloca à disposição para agendar a vacinação contra a Covid-19.
“Venho em meio da nossa plataforma online realizar o agendamento da sua vacinação. Vamos lá digite ok para começar”, diz a mensagem. Se a vítima retornar a mensagem, o criminoso acrescenta: “Por favor me envie o número do protocolo de 6 dígitos enviado via SMS. Vamos lá!”.
O Ministério Público alerta que a mensagem trata-se de uma tentativa de golpe, já que a instituição não faz agendamento de vacinação contra Covid-19 ou qualquer outra doença, pois não é sua atribuição e, ainda, o dito “Ministério Público da Saúde” citado pelo golpista sequer existe.
A mensagem, na avaliação do órgão, se parece muito com tentativas de invasão de aparelhos celulares praticadas por golpistas com o objetivo de utilizar o número e o nome do titular da conta telefônica para solicitar dinheiro em forma de pedido de ajuda financeira ou falsas campanhas de doações humanitárias.
Por G1-MT.