CANARANA – Foi oficialmente lançado na noite de quinta-feira (29), em Canarana, o projeto Recicla Verdinho, desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal e, em Canarana, com o apoio do Sicredi.
O projeto abrange alunos da Escola Municipal de Educação Básica Progresso e, consiste, basicamente, no incentivo ao recolhimento de embalagens, que os alunos trazem para a escola e em troca recebem o verdinho, uma espécie de dinheiro.
Com o verdinho, os alunos poderão fazer compras na Feira Municipal, onde os feirantes já estão cadastrados. Cada verdinho vale um real. O feirante poderá trocar o verdinho por dinheiro no Sicredi, o patrocinador do projeto.
Já a escola também sai ganhando. As embalagens entregues pelos alunos são vendidas para reciclagem e o dinheiro fica com a unidade.
Com o projeto, os alunos aprendem educação ambiental, educação financeira, educação alimentar e, de lambuja, incentivam o agricultor familiar.
O prefeito Fábio Faria é um entusiasta desse projeto. “A criança aprende na prática e isso reflete também na família. Um projeto com grandes resultados e investimento baixo. Queremos ampliar a iniciativa para outras unidades”, disse o prefeito.
Por Rafael Govari para OPioneiro.