Já está disponível para consulta dos clientes da Águas Canarana, operação do Grupo Iguá, o Relatório Anual de Qualidade (clique AQUI ). O documento traz os resultados do trabalho de monitoramento da concessionária atestando a potabilidade da água na cidade. De janeiro a dezembro de 2021, a companhia, tratou e distribuiu nas redes públicas de abastecimento aproximadamente dois milhões de metros cúbicos de água. São números que se tornam ainda mais impressionantes, levando em consideração que cada metro cúbico equivale a 1 mil litros de água.
Para assegurar a qualidade do recurso hídrico que chega às torneiras dos clientes, a Águas Canarana conta com equipe técnica qualificada, laboratórios independentes e acreditados pelo Inmetro, demonstrando o compromisso da empresa com a população, por meio da prestação de serviços. A companhia realizou 18.384 mil análises físico-químicas e bacteriológicas.
“Temos como um dos pilares de atuação a eficiência nos processos de captação, produção e distribuição. Para, além de suas aplicações no preparo de alimentos, higiene pessoal, lavagem de roupas, carros ou para lazer, a água é um bem essencial para a vida. Nosso compromisso é garantir a qualidade do produto que chega até à casa dos consumidores dentro dos padrões de potabilidade definidos pelo Ministério da Saúde”, reforça o diretor operacional da Águas Canarana, Christopher Alves.
Para esclarecer as principais dúvidas da população, confira as perguntas respondidas abaixo pela companhia:
1 – De onde vem a água que sai das nossas torneiras?
O abastecimento de Canarana vem do rio Tanguro. A captação bruta é feita por sistema de bombeamento chegando até à Estação de Tratamento de Água (ETA).
2 – Como acontece o tratamento da água?
A água bruta, aquela captada do rio, chega até à Estação de Tratamento de Água (ETA). Em seguida, é realizada a coagulação, um processo químico e físico em que partículas de sujeira muito pequenas começam a se atrair e separar da água. Por meio de agitação começam a formar pequenos flocos, na etapa chamada de Floculação. Durante a Decantação, os flocos formados sedimentam-se para o decantador e na Filtração, as partículas e impurezas que passaram das fases anteriores são retidas nos filtros. As etapas finais são a Desinfeção com cloro para eliminar micro-organismos e garantia da qualidade e Fluoretação, que adiciona flúor para a redução da incidência de cárie dentária. A água é então armazenada e distribuída pela rede à população.
3 – Depois de tratada, existe um controle para verificar a qualidade?
Sim. Em 2021, a Águas Canarana realizou mais de 18 mil análises físico-químicas e bacteriológicas para avaliar a qualidade da água. As amostras coletadas são examinadas em laboratórios independentes e acreditados, com todos os equipamentos técnicos necessários, dentro das normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Conforme disciplinam as portarias do Ministério, ao consumo humano deve ser assegurada água potável, fonte para a ingestão, preparação e produção de alimentos e higiene pessoal.
De acordo com os resultados obtidos pela Águas Canarana, o recurso no município está dentro dos padrões de potabilidade exigidos pelos órgãos reguladores, sem riscos à saúde.
4 – A água que é distribuída em Canarana pode ser consumida direto da torneira?
Sim. Ela é própria para consumo, seguindo todas as exigências legais de qualidade.
5 – O que fazer quando identificar alteração na cor, gosto ou odor?
A primeira atitude é evitar o consumo e entrar em contato diretamente com a concessionária por meio dos canais de atendimento, disponíveis 24 horas, sendo eles o 0800 400 0508 WhatsApp (65) 9 9972 8983. Além disso, o cliente também deverá fechar o registro do cavalete. Seguindo recomendações do Ministério da Saúde, a Águas Canarana também orienta aos clientes que procedam com a limpeza da caixa a cada seis meses. Tal medida auxilia na prevenção da contaminação por germes, bactérias, vírus, entre outros poluentes.
Por Assessoria.