CUIABÁ – O governador Mauro Mendes (UB) se mostrou favorável ao congelamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o preço do combustível. Mendes afirmou que esteve em Brasília na última quarta-feira (9) defendendo a pauta como uma contribuição dos Estados para minimizar os impactos da explosão de preço do barril de petróleo, consequência da guerra entre Rússia e Ucrânia.
O governador também classificou como “trágico” o aumento de 25% sobre o diesel e quase 19% sobre a gasolina, anunciado pela Petrobras nesta quinta-feira.
“Todos nós fomos surpreendidos, a Petrobras deu uma pancada novamente, liberou 25% de aumento no diesel e quase 19% na gasolina. Isso é terrível, é trágico”, lamentou.
Apesar de reconhecer o impacto que o aumento exponencial nos combustíveis terá sobre a vida de todos os mato-grossenses, o governador Mauro Mendes ponderou que a questão remete à esfera federal.
“Deixei bem clara minha posição, se depender de mim, governador Mauro Mendes, vamos manter o ICMS congelado, sem nenhum aumento, para dar uma contribuição”, completou.
Nesta quinta, o Senado da República aprovou projeto de lei que determina a “monofasia” da incidência do ICMS sobre os combustíveis. Na prática, isso significa que o imposto só poderá ser cobrado uma vez ao longo da cadeia produtiva.
Por Raynna Nicolas, HNT.