O esporte teve origem no início da vida primitiva com as caminhadas, a caça, a natação e a dança. Mas a maior manifestação do esporte foi na Grécia Antiga, com a realização dos jogos gregos.
Quando o homem largou a vida nômade, passaram a agrupar-se, surgindo as práticas voltadas para a saúde e a ginástica grega com caráter educativo e preparatória para guerra. Desde 4 mil anos a.C., os egípcios já praticavam esgrima, arremessos e remo. Entretanto, a Grécia foi a sociedade mais voltada à cultura esportiva na época, com os Jogos Gregos que compreendiam as Olimpíadas, os Jogos Fúnebres e os Jogos Píticos.
Na Grécia antiga, os jogos olímpicos foram realizados 293 vezes em 12 séculos, onde os escravos podiam apenas assistir e as mulheres não podiam observar. Entre os esportes em disputa, se destacavam o atletismo, as lutas e o hipismo, que normalmente terminavam em crueldade. Entretanto, durante os Jogos Olímpicos ocorria uma espécie de trégua, ficando proibido qualquer tipo de guerra. Inclusive, acreditava-se que somente os jogos eram capazes de unificar a Grécia.
Com a dominação romana sobre a Grécia, os romanos acabaram com os jogos olímpicos, mas deram aos eventos esportivos um caráter de espetáculo com lutas de gladiadores, como forma de evitar revoltas populares (política do pão e circo). Já, durante a Idade Média, a prática de atividade física distinta da que era recomendada pela igreja, era considerada como pecado grave.
Depois do período romano, as atividades esportivas se tornaram jogos populares, trazendo a lealdade e o espírito de equipe. Durante o Renascimento, os esportes voltaram, como a ginástica, a natação, a corrida e a luta. Em meados do século XV, foi determinada a pedagogia do esporte. Com o declínio dos jogos populares na Europa do século XVII e XVIII em decorrência da industrialização e da urbanização, os jogos sobreviveram no interior das escolas, ocorrendo a regulamentação dos jogos e tornando-os próximos ao que chamamos atualmente de esporte moderno. O esporte moderno surgiu na Europa no século XVIII e expandiu-se para o resto do mundo, sendo fundamentado no século XIX nas escolas da Inglaterra.
Fonte: Artigo de Bruno Botti Esteves, “A trajetória do esporte moderno: dos primórdios ao fenômeno social”, publicado na revista digital EFDeportes.
Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.