CANARANA – A maior ponte de madeira de Canarana-MT, com mais de 50 metros de comprimento, sobre o rio Coronel Vanick, na Milagrosa, foi totalmente reconstruída. A inauguração ocorreu na quarta-feira (08), com a presença do prefeito Fábio Faria, vice-prefeito Vilson Biguelini, secretária de Obras Eliane Felten, servidores municipais, vereadores, empresários e produtores rurais.
A região da Milagrosa está sendo considerada a próxima fronteira agrícola de Canarana. Estima-se que mais de 80 mil hectares de pastagens serão convertidas em lavouras nos próximos anos. Porém, por não ter até então grandes áreas com agricultura, a região não vinha recebendo grandes investimentos em logística.
Conforme o prefeito Fábio Faria, o crescimento de Canarana virá daquela região. “Com muito trabalho e orgulho, hoje nós inauguramos mais uma obra de grande importância para o município, na nova fronteira agrícola, que é a Milagrosa, de onde está vindo o novo progresso de Canarana, que vai passar em cima daquela ponte e rodar por aquela estrada”, comemorou.
A secretária de Obras disse que estava com a sensação de dever cumprido. “Sobre a sensação do dever cumprido. Minha gratidão ao nosso amigo e grande profissional ‘Bichinho’, seu filho Helinho e toda a sua equipe, a equipe SEMOP que sempre me enche de orgulho, e ao meu prefeito Fabio Faria pelo companheirismo e confiança de sempre!”, disse Eliane.
Para o vice-prefeito, a nova ponte sobre o rio Coronel Vanick vai conectar uma região em crescimento com a MT-020 e consecutivamente a cidade. “É uma obra muito importante, que vai facilitar a rota e permitir a conexão entre a cidade e o interior, melhorando o tráfego para o escoamento de grãos e também de toda população”, falou Vilson.
Antes da construção da nova ponte, produtores e moradores que ficavam ao norte do rio Coronel Vanick, precisavam fazer uma volta para chegar até a cidade, que aumentava o percurso em mais de 50 km. Além da ponte, a estrada que corta a região, também vem sendo recuperada, com trechos sendo levantados e alargados.
As maiores pontes de Canarana, que ficam em estradas estaduais, estão recebendo estruturas de concreto, com investimentos do Governo de Mato Grosso e da Prefeitura. Nas vias municipais, onde há pontes pequenas e médias, a Prefeitura também já está trocando estruturas de madeira por concreto, que tem uma durabilidade muito maior.
Porém, a ponte sobre o rio Coronel Vanick na Milagrosa, com mais de cinquenta metros, fica em uma estrada municipal e uma estrutura de concreto demandaria de um alto investimento, recurso que a Prefeitura não conseguiria bancar sozinha. Assim, a alternativa encontrada foi reconstruir a ponte em madeira, criando uma solução imediata para aquela região.
Por Rafael Govari para OPioneiro.