COCALINHO – Com a 13ª maior área territorial entre os 141 municípios do Mato Grosso (1,6 mi/km²), a atividade predominante em Cocalinho, na região do Araguaia, sempre foi a pecuária, possuindo um dos maiores rebanhos bovinos do Estado, com quase 470 mil cabeças. Mas não que as terras do município ou o clima não sejam propícios para a agricultura. É que a falta de estradas pavimentadas e de pontes não motivavam os produtores a investir em lavouras. Cenário que está mudando com a pavimentação da MT-326. A reportagem do OPioneiro esteve na cidade e acompanhou as obras entre Nova Nazaré e Cocalinho e entrevistou o prefeito Marcio Conceição, o Baco.
LEIA MAIS – Em obras, maior ponte do Mato Grosso encurtará distância do Médio Araguaia com Brasília
A MT-326 tem pouco mais de 150 km entre a BR-158 (na região do antigo auto posto Rei da Estrada) e Cocalinho, na beira do rio Araguaia, divisa com Goiás. Desses, falta asfaltar pouco mais de 30 km na chegada à Cocalinho (trecho em obras) e pouco mais de 30 km entre a BR-158 e Nova Nazaré (trecho em fase de produção do projeto). Porém, a MT-240, entre Nova Nazaré e a BR-158, em Água Boa, já está asfaltada. Nos mais de 150 km também estão em obras várias pontes, entre elas a maior do Mato Grosso, sobre o rio das Mortes, com 484 metros de comprimento. Ao todo, entre asfalto e pontes, o Governo de Mato Grosso está investindo cerca de R$ 146,7 milhões em obras na MT-326.
Conforme Baco, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Marcelo de Oliveira, quando passou nesse início do mês de maio em Cocalinho, garantiu a conclusão do trecho chegando à cidade, ainda em 2021. “Essa 326 vai mudar a vida de Cocalinho. Ela vai alavancar nossa economia. Cocalinho vai desenvolver e vai ser uma grande potência no Araguaia”, disse Marcio Conceição.
Até então considerado um município sem vocação para a agricultura, o prefeito de Cocalinho disse que na última safra já foram semeados 20 mil hectares de lavouras. Ele acredita que a abertura de novas áreas se intensificará nos próximos anos. “Temos terras de excelente qualidade aqui na beira do rio Araguaia. A 326 está trazendo o progresso e a agricultura vai crescer muito. Acredito que vamos passar de 100 mil hectares de lavouras em cinco anos”, aposta.
Cocalinho também tem duas empresas de extração de calcário, que fornecem a maior parte do produto que é utilizado nas lavouras do Vale do Araguaia, atualmente a caminho de se tornar a segunda maior região produtora de soja do Mato Grosso. Somente na micro região do Médio Araguaia, os municípios de Querência, Canarana, Água Boa e Gaúcha do Norte, plantam mais de um milhão de hectares de soja.
A MT-326 beneficia também toda população de Cocalinho, de cerca de seis mil habitantes. Distante a menos de 400 km de Goiânia e a mais de 800 km de Cuiabá, a referência em saúde para os cocalinhenses sempre foi a capital de Goiás. Mas o pavimento está trazendo um novo panorama. “Agora, com o asfalto batendo na nossa porta, tem melhorado muito para levar nossos pacientes até o Hospital Regional de Água Boa”, disse Baco.
Se MT-326 beneficia o agronegócio de toda região e os moradores de Cocalinho na direção oeste rumo a Água Boa e Cuiabá, a pavimentação dessa rodovia e a construção de pontes também cria uma nova rota em direção a Brasília, chegando a encurtar em quase 150 km a distância do Médio e Baixo Araguaia até a Capital Federal. Além da 326, ainda tem 64 km de chão do lado goiano até Mozarlândia, que o governo do estado vizinho, conforme informou Baco, prometeu pavimentar. A ponte sobre o rio Araguaia, outro sonho da região, que liga os dois estados, foi inaugurada em 2017.
Para o prefeito Marcio Conceição, a verdade tem que ser dita. “A gente tem que falar a verdade. O que o Mauro [governador] e o Pivetta [vice] tem feito em pouco mais de dois anos para nossa região, nenhum outros governador fez. E somos muito gratos por isso”, finaliza.
Por Rafael Govari para OPioneiro.
Esta ponte do Rio das Mortes já vai melhor muito e com asfalto ligando Goiás então facilita muito a vida de todo mundo sem falar no progresso que isto trás a toda região .