O Ministério Público Federal (MPF) expediu recomendação às lideranças indígenas das etnias Xavante de Marãiwatsédé e ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Xavante, em Mato Grosso. As lideranças devem promover o cancelamento de evento esportivo, bem como quaisquer outras reuniões sociais que possam vir a gerar aglomerações. A medida tem o intuito de combater a proliferação da Covid-19.
O procurador da República em Barra do Garças Everton Pereira Aguiar Araújo, responsável pela recomendação, relata que chegou ao conhecimento do MPF a notícia de que integrantes da aldeia Marãiwatsédé estão organizando a 3ª Copa Marãiwatsédé, inclusive com previsão de premiação no montante de R$ 33 mil.
Everton Aguiar também afirma que a iniciativa de algumas lideranças caminha na contramão de todos os esforços envidados pelos órgãos responsáveis pela saúde pública no combate à pandemia por Covid-19.
Diante disso, as lideranças das etnias Xavante de Marãiwatsédé, devem cancelar imediatamente a 3ª Edição da Copa Marãiwatsédé, com previsão de realização do dia 17 a 19 de abril de 2021, bem como cancelar todo e qualquer evento esportivo, social e tradicional com previsão para realização durante o período de emergência em saúde pública de importância nacional, de modo a evitar aglomerações e prevenir a expansão da pandemia da Covid-19.
O Dsei Xavante deve promover a máxima publicidade ao conteúdo da recomendação às lideranças indígenas, bem como adotar todas as medidas ao seu alcance para demover os indígenas de realizar eventos esportivos, sociais e tradicionais, no intuito de evitar aglomerações e prevenir a expansão da epidemia.
Por G1MT.