terça-feira, 8 abril, 2025
InícioNotíciasDestaquesProjeto Makerspace vai preparar alunos da Rede Municipal de Canarana para profissões...

Projeto Makerspace vai preparar alunos da Rede Municipal de Canarana para profissões do futuro

CANARANA – Criar blogs, robôs, jogos e canais em plataformas digitais de vídeo e música, tudo isso dentro de um espaço pensado e, completamente transformado para ser um lugar criativo da chamada Educação 4.0. É com esta proposta de preparar os alunos para as profissões do futuro, que a Prefeitura de Canarana-MT quer implementar no município um projeto de educação pioneiro no Vale do Araguaia, conhecido como Makerspace, onde o aluno aprende fazendo.

Prefeito, secretário e vereadores reunidos em Cuiabá com representante do Instituto Besouro; Foto – OPioneiro.

No início do mês de novembro, o prefeito Fábio Faria, o secretário municipal de Educação Eduardo Ferreira, além dos vereadores Rafael Govari, Celsinho e Soni Porsch, se encontraram em Cuiabá com o presidente do Instituto Besouro de Fomento Social, Vinícius Mendes Lima, que desenvolve esse projeto, implementado inicialmente em Porto Alegre-RS, mas que se espalhou por mais de 60 cidades brasileiras e que no Mato Grosso já está em Primavera do Leste.

LEIA MAIS – Contêineres transformados em sala de aula começam a atender alunos da periferia de Porto Alegre

LEIA MAIS – Canarana e Cuiabá sediarão Festival Paralímpico Loterias Caixa 2021

O Makerspace é um contêiner climatizado de 43 metros quadrados que vira uma sala de aprendizagem repleta de recursos tecnológicos e recebe alunos no contra turno. Ele vem equipado com notebooks, celulares, TV de 50 polegadas, impressora 3D, drone, kit de robótica, caixa de som e mobiliário, onde os alunos tem aulas de literatura, artes cênicas, música, robótica, escultura, arquitetura, cinema, conectando com as disciplinas do ensino regular.

Makerspace vem com vários equipamentos tecnológicos, como drone; Imagem – Reprodução.

“Em Porto Alegre, os alunos que passaram pelo Makerspace, tiveram uma melhoria superior a 70% em matemática e português em relação aos alunos que não passaram. Hoje não basta somente falar sobre tecnologia se os alunos não tocarem nos equipamentos, ferramentas, praticarem, para mudar de verdade a forma de pensar e aguçar o desejo pela tecnologia”, disse Vinícius Mendes.

Conforme o prefeito Fábio Faria, o desejo da administração é atender todos os alunos das escolas municipais da cidade, com um contêiner por escola, além de disponibilizar um contêiner sobre rodas para fazer rodízio e também atender as escolas dos distritos. Se tudo der certo, a iniciativa será implementada já em 2022, se tornando a segunda cidade do Mato Grosso a oferecer o projeto a seus alunos.

Makerspace; Imagem – Reprodução.

“Nossa maior meta na atual gestão é fazer com que a educação de Canarana seja a melhor do Estado de Mato Grosso. Para alcançar isso, trabalhamos com a capacitação de professores, queremos reconstruir todas as escolas e também trazer projetos inovadores como o Makerspace, que fará um diferencial gigantesco na formação dos alunos”, disse Fábio Faria.

“Além de trabalhar esta educação 4.0, esse projeto será o carro chefe da recomposição dos conteúdos que ficaram fora da agenda de trabalho das unidades escolares devido a pandemia. Esse projeto, associado a outras ações da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tem como foco minimizar os prejuízos na aprendizagem dos alunos da Rede Municipal no mais curto tempo”, complementa Eduardo Ferreira.

Por Rafael Govari para OPioneiro.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Cópia não permitida