O primeiro telefone móvel que não é nada comparado com os de hoje, mas que era muito avançado para a época, custava US$ 3.995. Inventado em 1973, o motorola Dynatac 8000X pesava 793 gramas (um celular hoje pesa em torno de 180 gramas) e sua bateria durava apenas de 20 a 30 minutos, mesmo demorando mais de oito horas para carregar.
Em 1956 foi lançado o chamado Ericsson MTA (Mobilie Telephony A). Contudo, ele era MUITO (muito mesmo) diferente dos aparelhos que conhecemos hoje. Para tornar-se móvel, era necessário transportá-lo dentro do carro, pesava quase 40 quilos e para utilizá-lo era preciso ligar o motor do carro. Com todos esses probleminhas, o Ericsson não foi popularizado.
Já em 1973, com a motorola, a comunicação começou a ser facilitada. O Dynatac 8000X foi então o primeiro telefone portátil com medidas (25cm de comprimento e 7cm de largura) que facilitavam seu transporte. A primeira ligação foi realizada por Martin Cooper, engenheiro eletrotécnico da Motorola, sendo considerado o pai do celular. Entretanto, essa ligação em 1973 foi feita com o protótipo. O lançamento oficial aconteceu somente 10 anos depois.
No Brasil, a comercialização de celulares iniciou apenas em 1990 com o Motorola PT-550 no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Fonte: Tech Mundo; Segredos do Mundo; e, Canal Tech.
Por Vitória Kehl Araujo, do OPioneiro.