CANARANA – Depois de duas audiências públicas, acredita-se que agora a Escola Militar Tiradentes será uma realidade em Canarana a partir de 2023. Com mais de 800 votos favoráveis, contra sete contrários, a população mostrou maciçamente sua vontade.
Pelas informações divulgadas até o momento, das 16 turmas que serão criadas, 13 ficarão à disposição do Ensino Médio e três para o Ensino Fundamental a partir do 7° Ano. O limite para cada turma serão 35 alunos, atendendo já no início de 2023 uma média de 560 alunos.
LEIA MAIS – Governo de Mato Grosso lança edital para recuperar pavimento da MT-020
A Escola Militar será implementada na Paulo Freire, que hoje é a única unidade a atender o Ensino Médio no município. Como é obrigado ter uma segunda opção, novas turmas dos três anos do Ensino Médio serão criadas nas outras escolas estaduais de Canarana, que hoje atendem somente o Fundamental.
Como foi explanado na audiência pública, que aconteceu na noite de segunda-feira (17), não haverá salas superlotadas em nenhuma das unidades escolares estaduais. Além disso, foi anunciado a construção de oito novas salas de aula na Paulo Freire para aumentar as turmas e as vagas na futura Escola Militar.
A reportagem do OPioneiro entrou em contato com a Seduc em Cuiabá. Conforme foi informado, a Prefeitura de Canarana ficou de fazer o projeto ainda esse ano. Após a conclusão, será firmado convênio entre o Estado e o Município, que fará a licitação, nos mesmos moldes da reconstrução da Escola Estadual 31 de Março.
Se o processo andar normalmente, conforme a Seduc, as obras começam e terminam em 2023, para que mais vagas sejam ofertas em 2024. Porém, se não houver nenhuma nova interferência administrativa ou judicial, a Escola Militar Tiradentes já inicia suas atividades em Canarana no início do próximo ano.
Confira o vídeo que mostra o momento em que a população se manifesta à favor da Escola Militar Tiradentes em Canarana:
Por OPioneiro.